terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dicionário Ana e Mia

• Anorexia vem do latim. Significa Sem fome. É um distúrbio alimentar (do ponto de vista médico) e psicológico. Do ponto de vista anoréxico, a Anorexia é um estilo de vida em que a pessoa come muito pouco, apenas o suficiente para sobreviver, passa às vezes dias sem comer e gosta de um estilo de magreza como ideal de beleza. Nós, anoréxicos (as) “apelidamos” nossa amiga de Anna ou Ana.

• Bulimia é o distúrbio alimentar em que a pessoa come exageradamente depois se sente culpado, procurando alguma forma de compensar. Vômitos, laxantes, exercícios exagerados e dias sem comer são comuns. Ela é apelidada de Mia.

• Uma pessoa pode ter Anorexia e Bulimia ao mesmo tempo.
• AM (auto-mutilação) ou AF (auto-flagelo) são práticas comuns por anoréxicos e bulímicos doentes e não aconselho pra ninguém. É uma forma de fazer “a dor extravasar” por meio de cortes e dor físicaprovocada. Algumas pessoas assim podem ser consideradas masoquistas. Além disso, NÃO ACONSELHO essa prática a ninguém. Pessoas com isso e anorexia não podem dizer que é um estilo de vida. Fica óbvio que uma pessoa assim é doente, com sérios problemas depressivos e se continuar assim, vai acabar se matando. Por favor. Não cheguem a esse ponto. Use a Ana a seu favor e não contra!

• NF (No Food) significa ficar sem comer por um dia ou mais. Vale apenas beber água e bebidas sem calorias. Os motivos podem ser desde punição por comer demais até exercício do autocontrole. Depois de alguns NFs o corpo se acostuma e você não precisará se alimentar tanto. Quase não sentirá fome e se comer exageradamente, seu corpo vai rejeitar. É isso que chamamos de chegar a Ana.

• LF (Low Food) é comer pouco. Claro que temos consciência que da mesma forma que um carro precisa de combustível, um ser humano precisa de comida pra viver. Mas não concordamos que seja em torno de 2000 kcal. Um LF é a dieta padrão-anorexia em que não importa muito o que se come e sim quanto se come. Vai de 70 a 800 kcal. Menos de 100 é considerado Semi-NF e mais de 800 é considerado apenas uma dieta e não LF. Sendo que 800 é mais pra iniciante. As veteranas fazem de menos de 500.

• Semi-NF é uma dieta com pouquíssimas calorias. Não chega a ser um NF porque em NF nenhuma kcal é permitida. Nem um LF pois é uma quantidade mínima. Vai de 1 kcal a 69 mais ou menos.

• Dieta/regime na anorexia é reduzir a alimentação e combina-la com o objetivo de emagrecer. Existem os mais diversos tipos de dieta. Do leite, da fruta, da USP... Numa dieta, tem-se um cardápio pré-estabelecido. Ele indica as refeições, o que pode, o que não pode. Na anorexia, quando uma dieta é quebrada, geralmente a pessoa se puni.

• Punição

• Miar

• Chegar a Ana é chegar a Anorexia, ou seja, a falta de fome. Alguns “sintomas” são:

• Inspirações são pessoas e artistas belos e que você admire e se espelha para chegar a seu objetivo. Algumas celebridades como Mary Kate Olsen e Victória Beckham já tiveram anorexia, portanto são grandes exemplos de beleza e determinação.

• Ana blogs/blogs annas são nossos diarinhos virtuais onde postamos nosso perfil (falso é claro, já que não podemos ser identificadas) e nossa dieta, nossos sentimentos, fotos de inspirações, nossos sonhos, nossos dias, nossas dificuldades, dicas, incentivos. Vamos fazer uma grande corrente virtual Anna com muitos sites e bloguinhos anas para poder-mos lembrar-mos sempre do nosso objetivo e poder apoiar umas as outras. Força sempre!

 Pró-anna, pró miaPró significa “à favor” portanto pró-anna/mia significa a favor da anorexia/bulimia.

• Pulseirinhas Ana e Mia é uma forma de antes de comer-mos e quebrar a dieta, nos lembrar-mos de nosso compromisso. 
A pulseirinha vermelha significa anorexia. E a roxinha significa Bulimia.
E, de certa forma, também é uma forma de nos reconhecer-mos. Se vir uma pessoa magra e vaidosa que come pouco, mais fala que com e e evita comer que usa uma pulseirinha vermelha, é possível que ela seja Anna. Se vir alguém normal, mas que sempre come sozinho (no quarto, evita comer em público) ou que quando vai a eventos como rodízios de pizza, vai ao banheiro assim que terminar de comer e come exageradamente, além do mais, usa uma pulseirinha roxa de vez em quando, mantém as unhas curtas é possível que seja Mia. Compre ou faça logo uma pra você!

• Anorexia Santa

• Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa
 é o nome da Anna e Mia quando se tornam doença segundo os médicos, psiquiatras, etc.
A primeira pessoa que se tem registro de anorexia foi uma menina que queria ser freira e a mãe queria que ela se casasse. Então ela entrou em depressão e começou a se alimentar apenas de ervas e a fazer longos jejuns. Perdeu muito peso. Então foi batizada de anorexia santa aquela com o “objetivo” de se aproximar de Deus. Hoje em dia a anorexia é mais estética.
1. Não sentir fome;
2. Se satisfazer com pouquíssima comida;
3. Quando comer demais, vomitar involuntariamente;

“Chegar a Ana” é chegar num estado natural do corpo. Um mecanismo natural de defesa para épocas de escassez. 
-Cuidado quando chegar a Ana para não ficar com a anorexia-doença e viciar-se em NF, ficar com a auto-imagem distorcida e querer chegar a um nível de magreza que a única forma de conseguir é com a morte. Ser Anna é viver com o mínimo e não com nada. Pois sem nada, o único lugar a se chegar não é a perfeição e sim, a morte. Ser Anna é encontrar um equilíbrio entre a vida, a magreza e a beleza.
-Cuidado também para depois disso não se assustar e achar que pode comer sem engordar. Controle o peso sempre. Você não vai querer voltar a ser quem era, vai?
 na anorexia/bulimia é o ato de provocar vômito (com o dedo, escova de dente, palitinho de sorvete, por exemplo) para não digerir o que comeu. É muitas vezes doloroso e difícil, porém causa sentimento de alívio. Vomitar e Miar NÃO são a mesma coisa. Sendo que Vomitar pode ser involuntário e miar é sempre voluntário. Importante lembrar que dificilmente você conseguirá vomitar tudo. “Sempre” sobra um pouco por isso o melhor é evitar ter que miar. na anorexia, significa a pessoa castigar-se depois de uma compulsão (comer exageradamente) por dois motivos: compensar as Kcals a mais e fortalecer o autocontrole para não fazer de novo. É uma medida de autodisciplina. provocar vômitos (Miar), fazer exercícios exagerados, NF, tomar laxantes e em alguns casos a AM/AF. (Por favor, não caiam nesse conto. Não se punam com auto mutilação!)

1 comentários:

Belliinha disse...

:n amei

A verdade

A verdade
Gorda :(

Metas

  • Atualmente 54kg
  • Meta 40 kg ♥

Dias de pesagem

Toda sexta :)

Recado

Recado

Marcadores!

Borboletas

Siga meu blog anjo